PODES CONTINUAR A SEGUIR-ME AQUI!
Até já!
www.crisloureiroblogs.com

23.6.17

diário de uma vida [quase] saudável ♥ água aromática

O Verão está aí, o calor veio para ficar (espero), é fundamental andarmos abastecidos de água para não sentirmos sintomas de desidratação. Por estranho que possa parecer, ter sede não é o único sintoma de um caso de desidratação pelo que, a boa leitura dos sintomas que o nosso corpo reproduz é fundamental para que consigamos perceber se estamos a beber água suficiente ou não.

Sintomas como: boca seca e pegajosa, sonolência ou cansaço, diminuição da produção de urina, pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre e/ou tonturas podem ser sinónimo de falta de água no corpo.

Eu sou terrível para beber água, sempre foi, e continua a ser, o meu calcanhar de Aquiles no que diz respeito à saúde. Nos últimos dias porém, devido ao calor que se tem feito sentir, tenho-me forçado para vencer a preguiça de beber água e tenho tido o cuidado de ter sempre uma garrafa com água aromatizada ao pé de mim enquanto trabalho. Só desta forma tenho conseguido beber alguma água e me sentido menos mole. 

Hoje, para quem como eu não lhe agrada o consumo de água natural, deixo aqui algumas ideias para tornar a água um bocadinho mais apetecível. A primeira dica é comprar/arranjar uma garrafa, jarro, qualquer recipiente de vidro que gostes e onde possas guardar a água.

Água de morangos: Juntar a um litro de água, 5 morangos frescos, preferencialmente organicos, adoçar com algumas folhas de estévia (opcional). Deixar repousar a água de morangos, no recipiente escolhido e bem vedado, no frigorifico durante todo o dia ou noite, até que a água adquira a cor rosa. Retirar os morangos e servir. 

Água de melancia: Colocar 5 a 6 cubos de melancia num frasco, juntar algumas folhas de hortelã e encher com água. Deixar repoucar no frigorifico por algumas horas.

Água de mirtilo: Despeja uma camada de mirtilos frescos no fundo de um frasco de vidro. Se preferires, adiciona fatias finas de limão ou de lima e um pouco de alecrim, adicionar a água e fechar bem o frasco. O alecrim ajuda a digestão e tem propriedades anti-inflamatórias, ao passo que os mirtilos são ricos em antioxidantes, uma excelente forma de matar a sede.


Água de limão e gengibre: Esta é uma das que mais uso seja com ou sem o gengibre. Para um litro de água, coloca meio limão cortado em fatias finas e um pedaço de raiz de gengibre fresco. Deixa leva ao frigorifico por uma hora, no mínimo, antes de usares.

Água de laranja: Mais uma das minhas favoritas. A um litro de água, junta 1 laranja e 1 pepino cortados em fatias finas. Deixa repousar no frigorifico por cerca de uma hora antes de servir. Também podes adicionar algumas fatias de limão e folhas de hortelã a esta água ou não usar o pepino se não fores fã, como é o meu caso.

E tu? Não tens problema nenhum em beber litros de água ou também tens de arranjar subterfúgios para manteres o corpo hidratado?






2 comentários:

  1. Excelentes ideias :)
    Adoro de limao e pepino :)
    Acompanhei agora ao almoço :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar